domingo, 5 de agosto de 2012

Sempre juntos!


A amizade nos torna mais humanos! Sim, mais humanos, pois somos seres sociais - quer dizer, tenho dúvidas quanto alguns, mas não vem ao caso - e, por isso, temos a necessidade de nos relacionarmos com outras pessoas para que, assim, possamos exercer nosso potencial humano por completo. Mas, o que realmente é a amizade? Na boa – sériozão, manolo e manola - pra mim: é um sentimento que respeita as singularidades de cada um e colabora para que aqueles entrelaçados por esse sentimento, juntos, sejam mais fortes do que quando separados.

Mais do que possibilidade de diversão, ter amigos é uma forma de manter a saúde em dia - é sério! Saca só: Epicuro, filósofo grego da antiguidade, foi um dos sábios que mais teve amigos, e apesar de ter uma saúde frágil, mantinha sua saúde em dia sempre vivendo alegrias com amigos... e viveu bem mais do que o esperado. Mesmo quando veio a falecer, isto ocorreu com ele brindando uma taça de vinho com seus amigos. Para o próprio Epicuro: “Embora não altere o sofrimento nem possa evitar a morte, a amizade ajuda a suportá-la”.

Hoje, muitos, por viverem na “vida moderna”, criam ‘n’ dificuldades para arranjar tempo para os amigos; estão mais preocupados com seus objetivos de vida. Talvez, isto explique - mas não necessariamente - a grande quantidade de pessoas que hoje frequentam consultórios de psicólogos e médicos com: sensação de estar sozinho, medo de se relacionar e, no pior dos casos, com depressão. Todos esses problemas talvez – quem sabe; não custa tentar - pudessem nem existir se as pessoas deixassem de almejar apenas seus interesses e ambições, e se predispusessem a compartilhar e viver experiências com outros, sem qualquer interesse particular. Simplesmente, aceitar e viver a amizade enquanto um dos sentimentos mais puro e uma das relações mais leal que exista.   

Infelizmente, percebe-se, no atual contexto social, que já não importa ter amizades autênticas, mas relacionamentos úteis. E nesse tipo de “amizade” – devo enfatizar que não é - sempre existem objetivos alheios à reciprocidade amiga, que acaba por condicionar a relação. Com isso, os laços humanos tornam-se cada vez mais frágeis e efêmeros. Porém, é como Luís Fernando Veríssimo disse: “Amigos são melhores do que gente influente”. Concordo plena e perfeitamente com o cara. Amigos verdadeiros estão com você sem esperar nada em troca - NADA. Além disso, é muito mais gratificante para qualquer pessoa ser levado pelo sentimento natural e honesto que é a amizade do que ser movido por interesses desleais, onde o outro é reduzido a um mero “objeto-instrumento” de um objetivo a ser alcançado.


Amigos verdadeiros são aqueles que passam por muitas aventuras e desventuras com a gente, que estão em cada momento bom e ruim de nossas vidas, sempre nos apoiando e pronto para nos estender a mão. Essa é a verdade: eles estão conosco pelo que somos e não pelo que temos! E seja por perto ou distante, seja nas memórias ou no presente, amigos são sempre amigos. Porque, quando verdadeira, a amizade transcende as barreiras de tempo e distância, forma laços invisíveis e nunca é apagada da memória. E ser amigo é estar interligado ao outro independentemente do caminho que cada um irá seguir, é compreender que nenhum amigo é perfeito, mas ainda assim gostar de conviver com seus defeitos. Faça amigos! Cultive a amizade! Faz bem pra você; faz bem pra vida!

O tempo passa, as coisas mudam, a vida se transforma, contudo os amigos ficam, mesmo que seja nas recordações, mesmo que seja em nossos corações.

2 comentários:

Nanda Paes disse...

Esse texto está magnífico, me emocionei quando li, como disse o poeta: "A amizade é um amor que nunca morre" Parabéns pelo texto! =)

Belchi Machado disse...

Curto demais essa frase que você usou no comentário, amor =D Que bom que o blog está conseguindo transmitir as ideias e a emoção que pretendemos a cada texto! :) Muito obrigado, meu amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...