segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Recicle suas ideias: o lixo tem solução!


Nunca produzimos tanto lixo como temos produzido nas últimas décadas. Naturalmente, o processo industrialização trouxe uma produção em grande escala de novos objetos e uma mentalidade de consumo exacerbada à sociedade, que passou a consumir cada vez mais daquilo que nem sempre se precisa. E aí, com mais coisas novas sendo produzidas, maior o consumo delas, e a substituição das coisas velhas pelas novas é inevitável; assim como a produção - na verdade, transformação – das coisas velhas em lixo! Não há como não produzir lixo, mas existem maneiras de diminuir essa produção exagerada.


Vangloriamo-nos por sermos racionais quando comparados aos outros animais. Entretanto, se pararmos para pensar – “poder supremo” - no quanto desperdiçamos, veremos que não utilizamos tanto assim daquilo que nos difere dos outros animais. Nosso lixo é prova concreta do quanto desperdiçamos. O pior de tudo é que isso não nos preocupa - o que é mais irracional ainda. Ah, mas é claro que existem pessoas preocupadas com o meio ambiente e tentando desperdiçar o mínimo – meus parabéns, caso você seja um destes. No entanto, é preciso que todos se conscientizem, pois mesmo que eu e você façamos nossa parte, se houver outros que não façam, todos serão afetados! Pequeno parêntese: (Perceba, eu não disse que não adianta eu e você fazermos a nossa parte se outros não estão fazendo; eu disse que todos serão afetados se isso acontecer, mas se eu e você fizermos nossa parte, caberá ao outro fazer a dele, para que assim haja uma solução para o problema do lixo). Pera, não, ficou grande! :P

Vivemos em uma sociedade onde tudo o que não nos serve mais é sempre jogado no lixo. Quanto mais consumimos, mais objetos passam a não nos servir mais. O problema disto é que quando jogamos qualquer coisa no lixo, essa coisa não deixa de existir – a lata de lixo não é uma caixinha mágica, não faz as coisas sumirem do nada. A partir da lata de lixo, aquilo que jogamos pode tomar destinos próprios ou impróprios. Dependendo de como a coleta será feita – isso se é feita – o que poderia ser reaproveitado já não poderá ser mais, a não ser o reaproveitamento feito por pessoas que vivem em condições desumanas nos lixões – que mostra que o lixo é um problema, além de ambiental, social e de saúde.

Assim como nunca produzimos tanto em lixo como nas últimas décadas, também nunca ouvimos falar tanto em reciclagem e reaproveitamento de materiais como nos últimos anos. A reciclagem tem se apresentando como umas das alternativas que se propõe a amenizar o problema do lixo nas grandes cidades. Transformar “lixo” – que nem sempre é lixo de fato – em novos objetos/produtos, a serem reutilizados, é uma ideia simples e brilhante! Olha só alguns benefícios da reciclagem: preserva o meio ambiente; gera empregos; produz novos materiais/objetos/produtos; diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública; entre outros.

Além da reciclagem, aliás, primeiramente (e eu até já citei no começo do texto =P), a ideia de conscientização da população – até mesmo para que a reciclagem venha a ser uma alternativa de solução - é a medida mais adequada para se ter resultados significativos mais a frente.  Você pode até achar que é impossível que todos consigam se educar e se conscientizar a, por exemplo, fazer coleta seletiva – eu também acho; mas o mínimo que podemos fazer é começar por nós e incentivar aos outros. Se reduzirmos os desperdícios, reutilizarmos o máximo possível e separarmos o que pode ser reciclado daquilo que não pode, acumular-se-á menos lixo e, consequentemente, teremos cidades muito mais cuidadas e que proporcionam bem estar para se viver. Fica a dica, manolos e manolas!  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...