quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vulnerabilidade, depois a cura.


Não existe nada mais universal do que os problemas. Todos tem problemas. É natural que se tenha problemas. Mas um aspecto interessante: por vezes, é saudável que se tenha problemas.
Comum demais é ouvir a galera falando: "é apanhando que se aprende". Tudo muito lindo. Compartilha no face, ganha vários "curtir" e ainda uma leve imagem de amadurecimento. Mas o detalhe é que esse "apanhando", a peia que a que ele se refere, não é nem de perto tão simples.
Não se engane, você que tem carro, pega trânsito, e tira foto do trânsito postando no face, dizendo que não aguenta mais (você esqueceu do detalhe que está dentro de um carro? Esqueceu que a maioria das pessoas pega ônibus, e enfrenta muito mais tribulações que você?). Você reclama porque o papai ou a mamãe não te deixou fazer isso ou aquilo. Você, que tem todas as condições do mundo para estar bem, mas por algum motivo, resolve dizer que sua vida está um tédio.
Não se engane! As pessoas tem problemas REAIS! Problemas que lhes tiram as forças! Problemas que fazem com que elas se sintam presas em escuridão, e sem esperança. Problemas que as fazem duvidar de tudo, da vida, do trabalho, dos amigos, de tudo! É a isso, que o "apanhando" do ditado se refere.

São PROBLEMAS. São um muro aparentemente intransponível. Algo do qual não se pode fugir. Mas as pessoas precisam enfrentar. Elas, que sabem por bem, que desistir é a última das hipóteses, se esforçam. Batalham. Vivem o dia-a-dia naquele problema. Eventualmente ele fica no passado, e elas então os superam. Daí tiram o conhecimento, a sabedoria, para evitar aquele erro na próxima vez que ele sugir. Seja para desviar dele, ou para não cometê-lo novamente. E daí vem o "aprender" do ditado.

Falarei algo simples. É apenas reconhecendo que se está sofrendo, que se está mal, que uma pessoa pode definitivamente melhorar. É muito difícil que alguém esteja usando uma armadura, dizendo para si mesmo que está bem, mantendo o orgulho em alta, começar a melhorar. É preciso aceitar. "Eu estou mal". Aceitar que tem um problema. Aceitar que as coisas não estão bem. Aceitar que algo foi feito de errado, seja de você ou de outros. Aceitar o fracasso ou a falha. Se houver medo, aceitar e abraçar esse medo. Abraçar sua própria vulnerabilidade. Reconhecer que é preciso a mudança, e que agora o processo deve se iniciar do zero. Reconhecer que aquilo é aprendizado, sabedoria. Não se pode aprender se você que sabe de tudo.

Uma vez que se está vulnerável, que se reconheceu e abraçou o próprio fracasso, ou a própria decepção, ou o próprio medo, se pode finalmente seguir em frente. Agora você tem a sabedoria que você reuniu. Você sabe onde errou. Ou sabe de onde a pancada veio da primeira vez. Desviar dela será mais fácil. Você já sabe mais do que sabia antes. Você está mais ágil do que estava antes. Você tem o macete agora. E como isso tudo foi possível? Porque você se permitiu aprender!

A vulnerabilidade abraça outras tantas características. Aceitar que você está com medo e paralizado, é aceitar a própria vulnerabilidade. Aceitar que você errou, também. Aceitar que você foi machucado por outra pessoa, e ficou sem reação, ferido, também. Agora que você reconheceu isso, o aprendizado e a experiência vem à tona. É preciso sair do próprio caminho, abandonar o ego, abandonar o orgulho, para aceitar que você precisa aprender com os problemas, para só assim superá-los.
E assim, você pode finalmente dizer "é apanhando que se aprende" e entender cada mero detalhe do significado dessas palavras.

Eu não sei de nada. Acredito que ainda não enfrentei os maiores problemas que a vida poderia me trazer. Mas enfrentei menores, porém significantes. Problemas que me machucaram muito. Não posso mudar o que aconteceu. Mas certamente não vou cometer os mesmos erros de novo, nem irei me permitir cair nas mesmas armadilhas de novo.

Devo ressaltar. Após tudo isso, você não precisa ficar se achando o "Sr. Experiência", e se considerar o grande mestre ansião que ensinará aos seus pupilos a verdade. Não faça isso, pois não terá superado coisa alguma. Apenas fique feliz por si mesmo, e parta para a próxima. Na humildade, sempre. A única pessoa que precisa saber do seu progresso é você. Os outros, os que sempre lhe amaram, ou seja, os únicos que realmente importam naquele mometo, vão continuar lhe amando de qualquer jeito.

Então deixe de lado seu ego. Remova essa armadura velha e enferrujada. Retire todo o orgulho de dentro de você. Abrace sua própria vulnerabilidade, reconhecendo seus medos e seus erros. E então a cura virá naturalmente.

E obrigado pela paciência, por ler um texto tão longo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A vida por mais dificil que seja não devemos nunca dizer "Eu Sei De Tudo!" como você disse, a humildade deve ser sempre um dos valores que devemos levar por toda a nossa vida, e um sub-valor é o respeito pelos outros e por suas experiências, afinal, não somos superiores a ninguém! Está certíssimo! Te amo! Anna M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...