domingo, 14 de outubro de 2012

Em época de Círio de Nazaré, a fé daqueles que vem acompanhar nossa Mãezinha percorrem a cidade com uma corrente de luz, sempre forte, sempre pulsante. Ela é quase palpável. É a fé que te dá um nó na garganta. Que te emociona. Que te motiva. É a fé que move multidões. Que move montanhas particulares na vida de cada pessoa. É a fé... apenas isso!

Mas uma outra coisa também acontece. Findada essa época, algumas pessoas tendem a deixar de lado essa fé. Tendem apenas a pronunciá-la, como que para afirmar aos outros que a possuem, que acreditam nela, mas por vezes não passa disso. Tenho uma opinião, talvez até mesmo uma opinião radical, a respeito disso.

Fé que só é dita, e não vivida, pra mim não é fé.

É sempre muito importante ressaltar que se possui fé, que a fé nos move, que ela tem poderes impossíveis de explicar. Mas a fé é algo se vive, dia após dia, é algo que se carrega, que usa como fonte de energia, como escudo, como instrumento, como filosofia de vida.

Fé é impossível de ser conceituada, mas possível de ser exemplificada. Fé é ver o tempo fechar, a chuva cair, tudo dar errado, e ainda assim seguir em frente. Fé é tomar surras contínuas da vida, cair no chão, e ainda assim, sempre ter forças para levantar. Fé é sentir cada pequeno centímetro do seu corpo gritar por descanso, e ainda assim nunca desistir. Fé também é acreditar. Acreditar que tudo vai melhorar, que as coisas boas sempre virão, que a escuridão sempre passa, e que a luz, a paz, sempre irão nos achar. Mas fé não pode ser só acreditar. Fé é acreditar e viver. "Só acreditar" é torcer. "Acreditar e viver" é fazer acontecer.

A fé move montanhas sim, mas não sozinha, pois é imaterial, etérea.  Mas quando é usada como fonte de energia, não existe nada mais forte que ela. Com a fé pulsando forte em seu íntimo, o ser humano se percebe ilimitado. Vê as barreiras diminuirem. Vê os problemas sem encolherem, e tremendo de medo, irem saindo do seu caminho. Vê a escuridão se desfazer, atordoada, diante do sorriso e das lágrimas, cheias de luz, do ser humano, agora indestrutível.

Essa é a fé. Transforma todos em super-heróis. Torna o impossível, possível. Faz o imaterial ganhar vida. Move montanhas como se fossem pequenas folhas ao vento.

Acredite. Viva.
A fé é sua, e nada irá tirá-la de você.
A fé é de todo mundo, pois ela é não tem fim.

É a fé... apenas isso!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...